sábado, 14 de fevereiro de 2009

Erziehung macht frei


Erziehung macht frei, originally uploaded by PQz.

Continuando no tema top of mind (sim, estou a fazer um MBA) quando se fala no Cambodja.

É-me impossível não pensar em Auschwitz. Visitei Auschwitz em 2003. Fiquei surpreendido na altura com a força do que senti naquele sítio perdido no meio da Polónia. Não consigo descrever e não quero descrever.

Mas do que eu queria falar era da história dos vencedores. O ocidente apoiou o Cambodja Democrátido (o dos khmers vermelhos). Os americanos bombardearam (aprendi uma expressão nova: "carpet bombing", muito literal) o Cambodja durante a guerra do Vietname, E dizem-me que os khmers vermelhos mataram milhões de pessoas. E eu não duvido. Dizem-me os vencedores. Não sei o que me dirão os vencidos. Provavelmente é gente de poucas conversas. Espero que sim. Mais dificilmente saberei o que me diz a verdade, que dessa ninguém gosta muito.

É preciso ouvir, sentir, perceber e até acreditar. Mas também questionar, ouvir mais, sentir mais e perceber mais. Como dizia um amigo meu, "em caso de dúvida, duvida-se".

Nenhum comentário:

Postar um comentário